5 benefícios de câmeras IP no canteiro de obras

janeiro 25, 2017 11:23 am Publicado por

Para o gestor de obra é impraticável estar pessoalmente em todos os pontos de um canteiro de obras ao mesmo tempo, menos ainda em vários canteiros.

Mas há necessidade de estar presente em tempo integral? Idealmente sim, e a razão é simples: saber o que está sendo feito na obra, com comprovação de fato, sobre o andamento, ritmo e qualidade da produção, controle de material e outras necessidades, inclusive inibir furto e roubo de material.

Não sendo viável a presença física no canteiro, a alternativa mais econômica e inteligente é usar câmeras no canteiro de obras, e a praticidade e efetividade dos sistemas com câmeras IP vem confirmando a preferência das empresas por esta tecnologia. Veja 5 bons motivos para utilização de câmeras IP nos canteiros de obras.

1. Monitorar o uso de equipamentos e procedimentos de segurança.

A responsabilidade pela segurança em canteiro de obras é um ponto crucial para o gestor da obra. Não basta fornecer os equipamentos de proteção e treinamento, é também necessário fazer cumprir as determinações de uso e de procedimentos estabelecidos nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

O fato de haver monitoramento coíbe práticas indevidas por parte dos trabalhadores, inibindo ações irresponsáveis que podem ocasionar acidentes. Além disso, o monitoramento permite antecipar eventual transtorno decorrente de falhas de execução.

2. Inibir roubo e furto de material

Há um ditado popular que diz que “a ocasião faz o ladrão”. Em um canteiro de obra há muitos materiais e equipamentos valiosos, que são chamarizes para ações criminosas de furto e roubo.

A vigilância ostensiva por meio de câmeras IP é extremamente efetiva ao permitir que sejam identificadas as circunstâncias dos fatos em caso de roubos e furtos nos canteiros.

Trabalhadores mal intencionados pensarão duas vezes antes de furtar alguma item no canteiro pois, além de poder ser identificado e perder o emprego, pode ser, inclusive, preso e ter de responder criminalmente por suas ações.

3. Acompanhar a evolução da obra

A tecnologia com câmeras IP permite que a obra seja acompanhada remotamente por meio de um dispositivo conectado à internet, como smart phone, tablet ou computador.

Assim, a visualização da evolução da obra à distância permito um acompanhamento visual da evolução da obra, o que é um ponto importante para os clientes, para quem a percepção visual do andamento da construção é fundamental.

4. Monitorar a disponibilidade de insumos

Uma gestão integrada da disponibilidade de material favorece a eficiência da obra. Quando falta material, o andamento fica prejudicado ou, por lado, excesso de material disponível reduz o espaço de trabalho e favorece o desperdício.

Então, por meio de monitoramento através de câmeras IP, é possível estabelecer um controle da disponibilidade de material, até mesmo permitindo fornecimento just in time de material e outros recursos.

5. Versatilidade e facilidade de uso

As câmeras IP são extremamente versáteis. Há vários modelos com diferentes graus de resistência às intempéries, filmam com escassez ou excesso de luz, filmam no escuro com infravermelho, tem zoom, visão panorâmica, controle remoto e mais uma infinidade de recursos.

Além disso, podem ser facilmente instaladas, removidas e trocadas de local, e alguns modelos utilizam ondas de rádio, evitando necessidade de cabos e infraestrutura complexa.

Quer saber mais? Fale conosco e entre de vez no mundo da tecnologia IP,  uma moderna ferramenta de gestão nos canteiros de obra. Usar câmeras no canteiro de obras é estar de olho no futuro!