7 ideias para evitar furtos em canteiro de obras
As câmeras de segurança, tão utilizadas em caráter de vigilância, há muito tempo deixaram de ser instrumentos analógicos, que apenas gravavam imagens de baixa qualidade. Hoje, as câmeras são completamente digitais e utilizadas em funções diversas e, como não poderia deixar de ser, elas estão conectadas à internet, oferecendo ao mesmo tempo grande qualidade e facilidade de instalação e operação. As vantagens vão muito além de segurança, pois com preço baixo é possível acompanhar o trabalho de funcionários, monitorar uma residência ou estabelecimento comercial, possuir prova documental em caso de processos judiciais, dentre outros. Curioso? Descubra a seguir tudo sobre a tecnologia de câmeras IP.

O que é uma câmera IP?

Da mesma forma que computadores e demais dispositivos que se conectam a internet, esse tipo de câmera utiliza o protocolo IP, que lhe confere um número identificador possibilitando que outra máquina, em qualquer lugar do planeta, consiga ler as suas informações — nesse caso em especial, assistir ao que é exibido. Ou seja, basta instalar a câmera onde deseja e assistir ao vídeo no lugar que bem entender. Além disso, dependendo do modelo, estes equipamentos são capazes de enviar áudio, utilizar infravermelho para gravar em locais com pouca luz, mudar o ângulo da gravação, dentre outros. Essa flexibilidade favorece o uso da tecnologia para uso doméstico, comercial e industrial. Seja pela qualidade ou simplesmente pelo fator preço.

Quais os benefícios da câmera IP?

Ao contrário de câmeras analógicas antigas, que exigiam um trabalhoso processo de instalação (envolvendo sempre um trabalho de alvenaria para a passagem de cabos), as câmeras IP são muito mais eficientes. Os cabos são os mesmos utilizados por computadores (fáceis de manejar) e muitas delas oferecem a possibilidade de funcionar via Wi-Fi. Por se tratar de um aparelho totalmente digital, as imagens não possuem interferência e a resolução fica ao gosto do cliente: as imagens podem ser capturadas em alta definição.

Imagens sobre o artigo