7 ideias para evitar furtos em canteiro de obras

abril 26, 2017 3:45 pm Publicado por

Poucas coisas atrapalham tanto o andamento de uma obra como a falta de material. Muitas vezes, não se trata de um erro de cálculo na hora da compra, mas de outro problema muito comum na engenharia civil: o furto em canteiro de obras.

Uma construção é um local convidativo para ladrões. Lá eles encontram desde fios de cobre até pisos, mármores, espelhos, placas de elevadores e outros materiais de alto valor. A segurança no canteiro de obras é assunto discutido corriqueiramente pelas empresas do ramo, mas, infelizmente, ainda são muitos os casos relatados em todo o país.

Se você está em busca de soluções para evitar esse tipo de ocorrência no local da obra, veja a seguir uma lista com sete medidas eficazes contra os furtos. Elas podem ser adotadas com o objetivo de tornar o controle de material mais eficaz e os esquemas de segurança mais inteligentes. Confira!

1. Cubra a visão

A melhor forma de despertar os criminosos é não fornecer a eles o que observar dentro do canteiro. Use o tradicional tapume para bloquear a vista de quem está na calçada, mas, se o orçamento permitir, vá além do simples bloqueio.

2. Construa bloqueios

Depois de tirar a visão dos ladrões, a melhor coisa a fazer é dificultar a entrada deles no canteiro de obras. Faça isso instalando portões e cercas. Troque o velho tapume por grades reforçadas ou muros de alvenaria.

3. Instale equipamentos de segurança eletrônicos

Quer ir além das cercas e grades? Então é melhor investir em alarmes e circuitos internos de monitoramento de TV. Esses sistemas são eficazes para controlar e acompanhar o que acontece na obra em tempo real.

4. Instale o almoxarifado com inteligência

O almoxarifado é o local mais visado pelos criminosos, por isso é bom pensar bem no local onde ele vai ficar.

Para evitar roubos, algumas empresas dividem os materiais em dois locais ou contratam equipes de segurança.

Independentemente de qual solução for adotada na sua obra, não deixe de montar o depósito em local mais escondido, longe da visão da rua e que esteja na área de cobertura dos equipamentos de monitoramento ou dos seguranças.

5. Monte uma equipe confiável para o trabalho

Nem sempre os furtos têm origem externa. Algumas vezes, o crime pode ser orquestrado com a participação de algum envolvido na construção. Para evitar esse episódio desagradável, vale investir na montagem de uma equipe de confiança.

Converse com mestres de obras nos quais você confie e procure as equipes de RH das empresas envolvidas. Contar com profissionais íntegros e focados no resultado é a chave para acabar de vez com a possibilidade de alguém envolvido em furtos de material.

6. Invista em tecnologia de ponta

Muitas obras de alto padrão pedem soluções eficazes para o problema da segurança. Para esses casos — e também para qualquer outro canteiro de obras que preze pela segurança — vale apostar nas inovações, como as estações autônomas de monitoramento.

Uma de suas vantagens é que elas não estão conectadas à rede elétrica e possuem baterias solares próprias, que deixam o monitoramento protegido em caso de corte de energia. Além disso, possuem câmeras e conexão com a internet, o que permite que sejam acompanhadas full time pela equipe de segurança.

7. Faça um seguro

As empresas de seguro possuem uma categoria de apólice que cobre os canteiros de obras. Ele é desenvolvido para as empresas construtoras e serve para obras de diferentes portes.

Procure informações sobre os seguros e consulte as empresas para saber qual se adapta melhor ao orçamento e ao tipo de obra que está sendo executada.

Essas são algumas dicas que podem ser colocadas em prática para reduzir o furto em canteiro de obras. Fique ligado nesse assunto e não deixe de procurar uma solução adequada para cada cenário. Investir em segurança é a melhor saída para evitar grandes prejuízos.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e auxilie outros gestores de obras a melhorarem os esquemas de segurança em seu local de trabalho!