Além da segurança: 5 motivos para investir em monitoramento de imagens
O acompanhamento de várias obras ao mesmo tempo pode se tornar um pesadelo logístico. É muito difícil ter a noção completa do que está acontecendo  o tempo todo, e nesses processos misturados é que surgem os problemas de andamento: atrasos, problemas trabalhistas e prejuízos.

Muitos gestores de obras não sabem, mas o uso de câmeras IP, ligadas o tempo todo na internet, podem servir não só para dar mais segurança, mas para otimizar todo o processo de monitoramento de obras. Veja 5 motivos para investir nesta solução:

1. Inibição de roubos

Vamos dar dicas além da segurança, mas claro que é sempre bom reforçar este ponto. Inibir roubos em uma obra não é só uma questão de prejuízo direto, mas é uma ameaça ao andamento da construção como um todo.

Possuir câmeras que transmitam em tempo real as imagens, onde quer que você esteja, te dá a chance de agir rapidamente e impedir que materiais e equipamentos sejam furtados.

2. Auxílio no diário de obra

Você sabe da importância do diário de obra, mas sabia que as imagens de câmeras podem ajudar muito nesta documentação? Câmeras IP te permitem gravar o quanto você precisar da transmissão de monitoramento.

No caso de imprevistos, observações, fatos relevantes sobre a obra que precisem ser registrados, você pode anexar vídeos para explicar melhor seu ponto, ilustrar uma situação e ainda usar de argumento quando algum dado conflitante surgir entre você e o contratante.

3. Acompanhamento do progresso da obra

Normalmente o acompanhamento de obras é feito por fotos, mas você pode ter um pouco mais de informação do que isso.

Com câmeras autônomas é possível acompanhar o progresso de uma obra em tempo real, entender quais processos estão demorando muito e como otimizar sua mão-de-obra para resolver os gargalos.

4. Controle de pessoal

Os funcionários podem ser um grande problema para quem geralmente tem que lidar com mão-de-obra desqualificada. Seja por má fé ou simplesmente pela falta de experiência de alguns trabalhadores, uma obra pode sofrer diversos contratempos caso o gestor não esteja tão presente.

O monitoramento remoto de imagens é uma solução prática e eficiente nesses casos. Você pode controlar de perto seu pessoal em várias obras ao mesmo tempo. É possível ver quem está tendo dificuldades, quem está criando dificuldades e corrigir o problema assim que ele surgir.

5. Armazenamento de dados sobre o monitoramento da obra

Este último motivo abrange todos os outros. Ter câmeras para um monitoramento de imagens remoto e em tempo real é a chave para ter os dados que você precisa.

Tempo de serviço, qualidade, eficiência, pontos fortes e fracos da sua gestão, momentos mais críticos e que exigem mais atenção… Você pode levantar todas essas informações com um monitoramento em tempo real.

Documentando e analisando estes dados, você estará pronto para melhorar a sua capacidade de gestão, explicar melhor o que você precisa de cada funcionário e otimizar toda a sua capacidade de acompanhamento.

Investir no monitoramento de obras através de câmeras vai muito além da segurança. É uma nova forma que o gestor preocupado em exigir a melhor execução tem de documentar, analisar e cobrar o melhor serviço.

E hoje, a melhor forma de fazer este monitoramento de imagens é através de câmeras autônomas, que não precisam estar conectadas à rede elétrica e te permitem acesso à transmissão onde você estiver. Se você tem interesse neste tipo de tecnologia, venha conversar conosco e conheça as nossas soluções para você!