Como câmeras de monitoramento funcionam em ambientes escuros?

abril 20, 2017 4:19 pm Publicado por

Quer melhorar a segurança na sua obra, mas não sabe como? Então, você precisa conhecer as câmeras de monitoramento para ambientes escuros! Para isso, esses equipamentos utilizam sensores e capturam as imagens em ambientes que não possuem luz.

Trata-se de uma tecnologia que permite ver onde o olho humano não consegue enxergar. Desse modo, pode-se ter uma maior segurança do canteiro de obras, que passa a ser monitorado todo o tempo — inclusive durante a noite!

E aí, se interessou pelo assunto? Então continue lendo este post e conheça os principais modelos de câmeras de monitoramento para ambientes escuros!

Quatro modelos de monitoramento para ambientes escuros

1. Câmeras de monitoramento com LED

Essas câmeras de segurança utilizam LEDs pra capturar imagens em ambientes com total ausência de luz — o que é muito comum em canteiros de obras. O alcance dessas câmeras varia entre 10 e 15 metros, sendo que, em ambientes mais claros — onde também podem ser usadas — essa distância é um pouco maior.

E elas possuem ainda uma compensação de iluminação resultante dos LEDs, que possibilita a mesma quantidade de iluminação para objetos que estão próximo ou mais distantes da câmera. Em ambos os casos, suas imagens são em preto e branco.

2. Câmeras infravermelho

Essas câmeras utilizam um sistema de monitoramento que também é composto por LEDs, mas com uma característica adicional: são infravermelhos. Assim, a principal diferença entre esse tipo e o anterior diz respeito ao alcance: a câmera infravermelho captura imagens no escuro a uma distância de té 30 metros!

Os iluminadores infravermelhos também são capazes de capturar imagens em ambientes iluminados — nesse caso a imagem é colorida. Porém, quando há a ausência de luz, eles mudam seu modo de capturar, resultando em uma imagem em preto e branco.

Também é importante ressaltar que a câmera com LEDs infravermelhos não é indicada para ambientes com pouca iluminação, pois a imagem pode não ficar perfeita. Isso acontece pois elas captam as imagens por meio de ondas térmicas, ou seja, a presença de calor no escuro.

Assim, se o ambiente possuir uma quantidade de luz suficiente para visualizar imagens, o sensor não funciona corretamente, resultando em imagens ruins.

Além disso, as câmeras com resolução infravermelho devem ser sempre instaladas com direção para alguma barreira física, como uma parede, por exemplo. E podem ainda ser acessadas de qualquer local, permitindo o monitoramento contínuo do canteiro de obras.

3. Câmeras com compensador de luz ambiente

A Wide Dynamic Range (WDR) — ou amplo alcance dinâmico, no português — é uma tecnologia utilizada em câmeras de monitoramento que vem conquistando cada vez mais os usuários. Ela permite que pontos muito escuros se ajustem automaticamente à imagem, fazendo com que, assim, sejam visualizados com compensador de luz ambiente.

Já percebeu como os locais no canteiro de obras possuem diferentes tipos de iluminação? Com a tecnologia WDR, mesmo com essas diferenças de luz as imagens são ajustadas, permitindo que todo o local seja observado, e aumentando a segurança com o monitoramento de imagens.

O alcance dessas câmeras varia entre 20 e 25 metros. E vale dizer que as elas ainda são adaptadas quando há excesso de luz: quando surgem pontos extremamente claros na frente da câmera, como uma lanterna, elas se adaptam e obtêm toda a imagem do ambiente.

4. Câmeras térmicas

As câmeras térmicas são equipamentos utilizados para detectar objetos que não precisam de reconhecimento, mas devem ser monitorados para evitar o roubo.

Imagine, por exemplo, que você possui uma máquina de valor expressivo em seu canteiro de obras e, por isso, precisa que ela seja monitorada. Com esse tipo de câmera, é possível fazer isso sem a necessidade de investir em equipamentos mais caros, como as de infravermelho.

O princípio de funcionamento das câmeras térmicas se dá pela diferença térmica: cada área que possui uma determinada temperatura e massa é representada por uma zona de calor, que, posteriormente, é convertida em imagens.

Devido a isso, esses equipamentos podem localizar objetos que estão a quilômetros de distância! E podem ainda ser usados em conjunto com as câmeras comuns, para que as imagens sejam captadas em ambos os formatos, permitindo uma perfeita identificação da cena.

Como posicionar as câmeras em ambientes escuros

Além de definir qual é o melhor tipo de câmera de monitoramento para fazer a vigilância do canteiro de obras, ainda é preciso determinar qual será a melhor localização para esse equipamento.

Como o local é uma grande área externa, é importante que a câmera seja colocada para que se tenha a menor quantidade possível de pontos cegos.

E ainda é necessário verificar a qualidade das imagens geradas pelas câmeras. Isso porque, muitas vezes, o usuário pode acreditar que as cenas, por serem capturadas no escuro, possuirão sempre uma resolução ruim — o que não é verdade!

Se as imagens obtidas da sua câmera infravermelho estão oscilando, por exemplo, faça um teste na fonte de alimentação.

Em geral, esse problema acontece pois se trata de um tipo de equipamento que consome mais energia, especialmente se comparado às outras câmeras. Então, para ter certeza de que essa é a causa do problema, verifique a qualidade da imagem ao acionar o infravermelho. Caso ela oscile, está comprovado de que esse é o motivo.

Outro problema bastante comum nas câmeras que fazem monitoramento em ambientes escuros são as imagens esbranquiçadas. Isso é resultante de objetos que recebem alguma iluminação externa, o que acaba causando reflexo na câmera.

Assim, a imagem obtida fica esbranquiçada, com borrões ou algumas manchas brancas, dificultando sua identificação. Caso esse seja o seu problema, reposicione a câmera e faça um novo teste, até encontrar um local onde os objetos não refletem a luz.

Por fim, outro ponto importante a ser observado diz respeito às câmeras térmicas: como captam a diferença de calor, elas devem ser posicionadas em um local que tenha objetos de diferentes tamanhos. Afinal, quanto maior a diferença entre as massas, maior será também a oscilação de temperatura, permitindo uma visualização mais nítida das imagens.

Então, percebeu com as câmeras de monitoramento para ambientes escuros são importantes? Além de identificar imagens em locais que não possuem luz, elas ainda podem ser acessadas de maneira remota, permitindo que se faça a vigilância do canteiro de obras em tempo integral!

E agora que você já conhece os tipos de câmeras de monitoramento para ambientes escuros, aproveite para aprender também quais cuidados tomar com as câmeras de segurança antes da instalação, e garanta imagens perfeitas!