Como escolher o melhor serviço de câmeras IP para obras?
Segurança e otimização de tempo são os grandes sonhos de todo gestor de obra. Pensando em uma solução para unir essas duas vantagens e facilitar a rotina nas obras, as empresas estão investindo em sistemas de monitoramento. Se você também está pensando em escolher câmeras IP para a sua empresa, pode estar prestes a fazer um bom negócio.

É claro que todo equipamento precisa ser comparado e testado antes de ser adquirido ou alugado. Por isso, preparamos esse post para que você entenda um pouco mais sobre as características e funcionalidades das câmeras IP. Confira as dicas a seguir!

As vantagens de ter um sistema de monitoramento

O monitoramento de obras usando câmeras traz uma série de vantagens para empresas, gestores e trabalhadores. Além de aumentar a segurança no canteiro de obras, as câmeras permitem que os gestores acompanhem diversas obras sem sair do escritório.

Essa facilidade economiza tempo e dinheiro, já que os gestores precisam se deslocar menos. As câmeras também facilitam o registro do progresso das atividades. Além disso, as câmeras são capazes de detectar ações e movimentos e emitir alertas, reduzindo o gasto com pessoal de segurança.

Por todas essas funcionalidades, as câmeras têm sido adotadas pelas empresas e já são realidade em muitos canteiros e minas.

Como escolher câmeras IP

A câmera IP pode ser acessada e controlada por qualquer rede que utilize o IP (Internet Protocol). Isso significa que ela pode utilizar a internet, uma rede LAN ou uma intranet.

Normalmente é possível visualizar as imagens e vídeos gerados pela câmera de qualquer computador, simplesmente utilizando a internet. Veja as principais características a serem observadas na hora de escolher câmeras IP!

Conexão com a Internet

A conexão com a internet é uma das características mais importantes das câmeras IP. A conexão é feita via cabo, Wi-Fi ou 4g. A disponibilidade de internet pode ser limitada em locais remotos e, por isso, é importante adquirir uma câmera que aceite diferentes tecnologias.

Acesso remoto e multiplataforma

As câmeras IP geralmente podem ser acessadas remotamente usando celulares, tablets ou computadores. O acesso é feito utilizando aplicativos ou softwares destinados a esse fim. É possível encontrar ferramentas gratuitas que são práticas e fáceis de configurar.

Visão noturna

A visão noturna permite que a câmera continue a fornecer imagens nítidas mesmo quando há pouca luz no local. Essa é uma característica importante se a sua equipe também trabalha no turno da noite ou se a obra está em uma área onde é comum ocorrer furtos e assaltos.

Detecção de movimento

A detecção de movimento permite que a câmera identifique a entrada de pessoas estranhas ou qualquer evento inesperado. Algumas câmeras podem ser programadas para enviar alertas automáticos quando detectarem eventos ou quando acontecer uma tentativa de roubo ou de desativação do equipamento.

Fonte de energia

A disponibilidade de energia também pode ser crítica em alguns locais e canteiros e as câmeras IP oferecem algumas possibilidades. Elas podem ser alimentadas via tomadas, baterias e, em alguns casos, podem usar até mesmo a energia solar.

Além dessas características principais, é possível considerar outros fatores na hora de escolher câmeras IP. Elas têm diferentes resoluções, tipos de zoom, posicionamento das lentes, resistência à água e assim por diante.

A escolha da câmera IP deve ser feita pensando na melhor solução para agregar segurança, confiabilidade e custo-benefício para empresas e gestores de obras. Entre em contatoconosco para escolher a melhor câmera IP para as suas obras!