Como evitar roubos em uma obra e na sua vizinhança
Que a segurança caminha lado a lado com o sucesso de um projeto não é dúvida para ninguém, certo? Mas será que ela se torna importante em qualquer área, até mesmo na construção civil? É claro que sim! Assim como nas empresas, é extremamente importante proteger toda a estrutura do canteiro de obras, evitando que ele se torne vulnerável.

Quer saber como aumentar a segurança em obras? Então, continue a leitura e conheça algumas estratégias para proteger o canteiro de obras!

Quais são os maiores riscos da falta de segurança em obras?

São inúmeros! Podemos começar pelo mais básico e comum de todos: a perda de equipamentos. O canteiro de obras é composto por diversas ferramentas que possuem elevado valor e que, consequentemente, atraem a atenção de muitas pessoas. Sem a segurança correta, esses equipamentos são furtados com facilidade, comprometendo o andamento da obra, além de atrasar todo o projeto e reduzir a segurança do trabalho.

O que fazer para garantir a segurança em obras?

Conscientize os funcionários

Os funcionários também são responsáveis pela segurança do canteiro de obras. Como estão o dia todo neste ambiente, é importante que eles saibam como ajudar a manter tudo em ordem, evitando que pessoas estranhas entrem no local e possam vir a comprometer a segurança de todos.

Caso seja necessário, pode-se recorrer à uma empresa especializada, que vai treinar os funcionários para que eles tenham atitudes corretas em situações de risco, evitando problemas maiores.

Monitore o fluxo de pessoas

O fluxo de pessoas em uma obra está diretamente relacionado com o nível de segurança dela. Se qualquer pessoa puder frequentar o canteiro de obras, ficará impossível ter um controle sobre o local, aumentando consideravelmente as chances de furto e de depredação. Daí, a importância em se ter um controle rigoroso sobre quem entra e quem sai da obra.

Para isso, pode-se ter funcionários para realizar essa função, ou ainda colocar catracas eletrônicas, que permitem o acesso somente com crachá ou biometria. Assim, é possível ter um controle sobre o fluxo de pessoas, aumentando a segurança.

Não fique na dúvida

Acredita que um determinado setor do canteiro de obras necessita de mais vigilância? Então, não fique na dúvida e reforce o controle sobre ele! Essa ação preventiva é essencial para evitar problemas maiores, reduzindo as chances de que algum incidente aconteça.

Se julgar necessário, coloque seguranças na entrada do setor, para que eles possam monitorar tudo o que acontece. Um dos locais que precisam de maior atenção é o almoxarifado, pois esta área contém materiais e equipamentos essenciais para o andamento do projeto.

Não deixe a tecnologia de lado

Esse é um fator extremamente importante para manter a segurança em uma obra. A tecnologia permite a realização de uma gestão completa da segurança em todo o canteiro, possibilitando uma análise em todos os setores.

Para ter um controle completo de toda a obra, invista em sistemas de monitoramento. Eles permitem que se tenha informações atualizadas sobre a obra por meio de um aplicativo, com câmeras de segurança integradas e dispostas estrategicamente. Assim, é possível acompanhar tudo o que está acontecendo sem sair do escritório.

Percebeu como a segurança em obras é importante? Quer aprender mais sobre o assunto? Então, assine já a nossa newsletter!

O que é uma câmera IP?

Da mesma forma que computadores e demais dispositivos que se conectam a internet, esse tipo de câmera utiliza o protocolo IP, que lhe confere um número identificador possibilitando que outra máquina, em qualquer lugar do planeta, consiga ler as suas informações — nesse caso em especial, assistir ao que é exibido. Ou seja, basta instalar a câmera onde deseja e assistir ao vídeo no lugar que bem entender. Além disso, dependendo do modelo, estes equipamentos são capazes de enviar áudio, utilizar infravermelho para gravar em locais com pouca luz, mudar o ângulo da gravação, dentre outros. Essa flexibilidade favorece o uso da tecnologia para uso doméstico, comercial e industrial. Seja pela qualidade ou simplesmente pelo fator preço.

Quais os benefícios da câmera IP?

Ao contrário de câmeras analógicas antigas, que exigiam um trabalhoso processo de instalação (envolvendo sempre um trabalho de alvenaria para a passagem de cabos), as câmeras IP são muito mais eficientes. Os cabos são os mesmos utilizados por computadores (fáceis de manejar) e muitas delas oferecem a possibilidade de funcionar via Wi-Fi. Por se tratar de um aparelho totalmente digital, as imagens não possuem interferência e a resolução fica ao gosto do cliente: as imagens podem ser capturadas em alta definição.

Imagens sobre o artigo