Quais são os EPIs obrigatórios na mineração? Entenda!

junho 23, 2017 3:47 pm Publicado por

A mineração é um processo em que ocorre a extração de minerais naturalmente concentrados na terra. Os recursos extraídos são de extrema importância para o desenvolvimento de determinado local, porém essa atividade se torna ainda mais perigosa quando não acontece a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual) obrigatórios.

Todas as atividades que proporcionam riscos físicos para o trabalhador devem ser desempenhadas com a utilização de EPIs. Esses acessórios são indispensáveis, principalmente, em grandes empresas. Todos os equipamentos devem ser fornecidos pelo empregador.

A seguir listaremos oito EPIs obrigatórios na mineração. Você não pode perder!

1. Capacete

O capacete é um equipamento desenvolvido com a finalidade de proteger a cabeça contra impactos externos. Para evitar o desconforto causado pelo capacete, o ideal é considerar os diferentes formatos de cabeça humanos.

segurança do trabalhador está em primeiro lugar. Por isso, a utilização do capacete é fundamental durante todo o tempo trabalhado.

2. Óculos de proteção

Os óculos de proteção impedem que estilhaços, pedras e poeira caiam e machuquem os olhos.

Esse EPI obrigatório na mineração é extremamente importante, pois evita que a visão do trabalhador seja danificada pelas atividades desempenhadas.

3. Protetores auditivo-auriculares

Ruídos sonoros podem prejudicar a audição em curto, médio ou longo prazo. No entanto, os protetores auditivos possuem a função de abafar ou anular esses ruídos, mantendo assim a audição do trabalhador segura e satisfatória.

Os protetores precisam ser escolhidos de acordo com a demanda do local e utilizados sistematicamente onde indicado.

4. Máscaras de respiração

O ar limpo é fundamental para manter a vida e a saúde, mas em alguns lugares o ar dispõe de substâncias que provocam doenças, irritações e perigos para a vida.

Portanto, o uso de máscaras é extremamente importante, considerando que elas contêm um filtro que impede a inalação de substâncias indesejadas.

A máscara de respiração deve ser escolhida com atenção e armazenada em locais livres de poeira. O equipamento precisa ser trocado em caso de dificuldade para respirar ou quando se percebe o cheiro da substância com que se está trabalhando.

5. Camisas com faixas refletivas

Os trabalhadores de mineradora precisam ser vistos, principalmente, pelos operadores de máquinas. Por isso, as camisas com faixas refletivas proporcionam a eles um destaque no meio atuante, visando anular ou reduzir possíveis acidentes.

A camisa com faixas refletivas pode e deve ser utilizada como uniforme de toda a equipe diariamente.

6. Cintos de segurança

Esse equipamento precisar ser aplicado e fixado ao cabo salva-vidas para ser usado em caso de emergência, com a finalidade de retirar o trabalhador do local exposto ao perigo.

Os cintos devem ser verificados e utilizados periodicamente por toda a equipe.

7. Luvas anticorte

É um dos EPIs obrigatórios na mineração e fundamental para a segurança de trabalhadores que manuseiam ferramentas ou máquinas de corte.

A luva anticorte não apresenta costuras e é composta por fios de aço inoxidáveis altamente resistentes para que dificultem a penetração de qualquer material cortante.

A luva deve ser utilizada sempre em bom estado e precisa ser substituída em caso de aberturas ou defeitos.

8. Proteções para o corpo em geral

Calças e calçados adequados para suportar as condições climáticas e químicas do lugar devem ser disponibilizados em prol da segurança e conforto dos funcionários. Atualmente, esses itens são fabricados com materiais leves e confortáveis visando à satisfação e utilização diária de todos os trabalhadores.

Os EPIs obrigatórios na mineração devem ser implantados rigorosamente, pois proporcionam segurança e qualidade de vida para toda a equipe. Cada equipamento listado possui uma função específica com o objetivo de proteger a vida humana e erradicar os riscos de doenças.

Infelizmente, muitos funcionários oferecem resistência ao uso dos EPIs, mas para que essa atitude seja extinta são necessários palestras, treinamentos constantes e a conscientização de todos.

É interessante apresentar dados reais que indiquem o perigo de rejeitar os equipamentos obrigatórios e destacar os benefícios proporcionados por meio da utilização correta deles. Se esses métodos não funcionarem, advertências e penalizações podem ser aplicadas!

Este conteúdo foi útil para você? Leia também o nosso post sobre as regras indispensáveis de segurança em minas subterrâneas.