Quais são os tipos de câmeras de segurança?

agosto 25, 2016 4:46 pm Publicado por

É preciso admitir que não é fácil escolher uma câmera de segurança. Existem muitos modelos, cada um com uma gama de funções. Porém, com um pouco de pesquisa, é possível encontrar aquela que se encaixa no que você precisa. Essa é exatamente o ponto: o que você precisa? É de uma câmera fixa para a vigilância de uma área? O lugar é iluminado? Vai ter alguém assistindo as imagens?

Sim, são muitas perguntas, mas elas são fundamentais para entender a sua real necessidade. Hoje vamos falar sobre diferentes tipos de câmeras de segurança, uma forma eficiente de evitar perdas por roubo em sua empresa.

Câmeras IP ou CFTV?

As câmeras do tipo IP são as mais avançadas quando se pensa em segurança, seja pela facilidade de uso como a flexibilidade da tecnologia. É possível utiliza-las com rabo de rede, Wi-Fi e até conexões de telefonia como o 4G. Para o usuário, as imagens ficam a um toque de distância, já que podem ser acessadas de tablets e smartphones, além de computadores.

Do outro lado temos o CFTV, uma tecnologia anterior ao IP, que necessitava de um dispositivo para receber as imagens das câmeras analógicas além do DVR, o aparelho que realmente grava as imagens. Vale lembrar toda a burocracia na hora da instalação, já que severos trabalhos de alvenaria precisam ser feitos. Apesar de muito utilizado, vem sendo substituído rapidamente pela tecnologia mais nova e eficiente das câmeras IP.

Câmeras Infravermelho

São câmeras muito eficientes, graças a sua capacidade de capturar imagens coloridas e de alta resolução durante o dia e, no decorrer da noite, exibir imagens muito mais claras do que aquelas que o olho humano é capaz de ver. São extremamente eficientes em locais de pouca ou nenhuma luz.

Câmeras Pan Tilt com zoom

Essas são câmeras que podem ser controladas a distância por software ou joystick. Assim é possível virar a câmera pra os lados, para cima ou para baixo, além de dar zoom. São equipamentos muito utilizados em grandes áreas, como shopping centers, aeroportos e empresas. Uma das suas vantagens é a programação: é possível organizar rondas pré-definidas – que faz elas filmarem os pontos que o operador programou ou filmar uma área específica quando não houver ninguém presente.

Câmeras Wi-Fi

São câmeras indicadas para locais de difícil acesso ou de forma a facilitar trabalhos de instalação. As câmeras Wi-Fi podem trabalhar ligadas na energia elétrica ou também utilizando baterias somados a energia solar, (transformando-a em um aparelho totalmente independente). Essa última é a solução que trabalhamos, sendo excelente para eventos públicos ou acompanhamento de obras.

Como melhorar a eficiência do seu sistema de segurança

A utilização de boas câmeras de segurança com alta resolução focal é imprescindível, já que fatores como rosto de pessoas e placas de veículos são fundamentais. De forma reduzir as perdas por roubo na sua empresa, além das câmeras, é necessário adotar novas práticas de entrada e saída, como por exemplo: não permitir a entrada de mochilas e bolsas na área de trabalho, não permitir funcionários sem uniforme na área de trabalho, além de um rígido controle de entrada e saída. Um processo mais rígido somado com câmeras de qualidade vai inibir a ação de maus elementos que podem agir dentro da empresa.

Gostou do nosso artigo sobre tipos de câmera de segurança? Não deixe de acompanhar outros textos e novidades do blog, assine a nossa newsletter.