Redução de Custos em Minas: como conseguir ótimos resultados?

julho 20, 2016 11:14 am Publicado por

A gestão de custos eficiente é importante para o crescimento e sustentabilidade em todos os negócios, principalmente diante do cenário econômico desfavorável vivenciado no Brasil e em vários países do mundo.

As mineradoras não fogem a esta regra, já que o preço do minério caiu, junto com volume de consumo. A queda de preços da tonelada dos minérios tem sido muito impactante e podemos citar as seguintes variações entre 2014 e 2015: ferro -43%, níquel -30%, cobre -20% e carvão metalúrgico -18%.

A Vale — principal empresa deste cenário no Brasil e que tem destaque mundial — alcançou resultado operacional expressivo e conseguiu uma redução de custos da ordem de 5,9% em 2015, adotando medidas de melhoria de gestão. Essas ações são imprescindíveis para aumentar a lucratividade e a competitividade das minas e propiciar a geração de caixa e retorno para os proprietários/acionistas.

Acompanhe nossas dicas para que o processo de redução de custos em minas seja otimizado e traga resultados efetivos. Ao aplicá-los, certamente sua empresa obterá ótimos resultados!

Invista em tecnologia da informação e comunicação (TIC)

Hoje em dia, com a conectividade cada vez mais acessível, sistemas eficazes de gestão de dados, informações e a internet das coisas (IoT), é possível gerenciar em tempo real todos os processos das minas — desde a extração até o transporte do minério — e interagir com pessoas de forma remota e ágil.

A aplicação de sensores com conexão à internet e integração com sistemas, em todas as áreas das minas e nos veículos e equipamentos, possibilita a obtenção imediata de informações operacionais e reduzem as ocorrências de acidentes.

A instalação de câmeras de monitoramento inteligentes, que funcionam com energia solar e são integradas a um software de vídeo analítico, permite monitoramento contínuo das áreas da mina, disponibiliza alertas e informações sobre intrusões, presença de animais, detecção de objetos estranhos, contagem de pessoas, leitura de placas de veículos e alarme antifurto. Com este recurso, os custos com segurança patrimonial são reduzidos e a eficácia ampliada.

O uso de tablets pelos colaboradores da empresa para registro de dados otimiza a gestão operacional e quebra as barreiras de comunicação. Um bom exemplo é o da Anglo American, que otimizou o fluxo de informações implantando um sistema de gerenciamento da rotina diária para suas minas de fosfato, que eliminou o uso de 90% das planilhas (187 documentos) e reduziu em 50% o tempo de preenchimento de informações operacionais.

Em conjunto, esses recursos de TIC fazem com que a tomada de decisões ganhe maior suporte e agilidade, ocorra o aumento da produtividade das equipes e sejam reduzidas perdas e ocorrências de acidentes.

Invista em treinamento

A cultura do povo brasileiro não privilegia o planejamento e nem ações de economia, portanto, investir em treinamentos sobre técnicas de planejamento e conscientização para redução de desperdícios é muito proveitoso para desenvolver uma cultura de sustentabilidade nas equipes de trabalho, tão carentes destes conhecimentos.

Outro treinamento importantíssimo nas minas é o de segurança, para conscientizar os colaboradores a evitar práticas de imprudência e negligência, capacitá-los a antever as situações e possibilidades de risco e saber qual será a melhor atitude a tomar para prevenir acidentes. Essa medida reduz o passivo trabalhista gerado por acidentes de trabalho e melhora significativamente a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores.

Integre os processos produtivos

Integrar o maior número de processos operacionais e gerenciais da mina permite reduzir ocorrências de ociosidade e retrabalho, nivelar o volume de produção, ampliar a produtividade das equipes de trabalho e otimizar os controles.

Dê especial atenção aos ativos de produção

Ter um inventário atualizado dos equipamentos e veículos de produção é indispensável para fazer uma programação de manutenção preventiva e preditiva — seguramente mais baratas do que a manutenção corretiva — e padronizar os equipamentos e veículos para simplificar o processo de manutenção e reduzir a gama de peças a adquirir e gerenciar.

Com isso, fica garantida a utilização da capacidade máxima e o aumento da vida útil de cada equipamento/veículo e evitam-se paradas de produção ou atrasos nos transportes por quebras ou falta de peças. Consequentemente, evitam-se prejuízos financeiros.

Envolva os operadores dos equipamentos e veículos na elaboração das medidas de manutenção, pois eles conhecem os principais pontos de vulnerabilidade dos equipamentos e veículos e podem ajudar a desenvolver melhorias operacionais que para impactar positivamente a produtividade da mina.

A Vale padronizou o processo de manutenção nos motores a diesel das locomotivas da Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória a Minas e conseguiu uma redução de 50% em relação aos valores que eram gastos anteriormente em Carajás. Muitas vezes, as soluções de economia já estão disponíveis dentro da própria empresa, basta fazer comparativos de desempenho entre as operações.

Otimize a gestão de recursos

Gerenciar o uso e consumo de energia elétrica, combustíveis e suprimentos de estoque nas minas permite reduzir custos e evitar desabastecimentos que poderiam prejudicar o andamento das operações.

Faça benchmarking

O benchmarking consiste na troca de informações com o mercado, visando fazer comparativos de desempenho e resultados em relação às melhores empresas do mesmo setor econômico e porte.

Para isso, visite feiras, seminários e eventos do setor de mineração, leia revistas técnicas e acompanhe os sites e blogs dos fornecedores, concorrentes e entidades de classe. Assim, é possível promover avanços nos modelos operacional e gerencial da mina com redução de custos.

Otimize a gestão de terceirizados

Acompanhe e gerencie de perto todos os custos com serviços terceirizados para certificar-se de que agregam valor aos processos produtivos ou para que sejam substituídos por serviços mais eficazes.

A redução de custos nas minas pode ser uma estratégia para aumentar a competitividade da organização. Ações de melhoria e integração de processos, treinamento de pessoal, aplicação de TIC, benchmarking e melhoria do gerenciamento de recursos e serviços terceirizados resultam na redução de custo operacional e na excelência em gestão.

Aprenda como reduzir o custo operacional sem diminuir a segurança. E saiba como obter a segurança que você quer no lugar que você precisa!