Por que ter um plano de segurança personalizado pode fazer a diferença no dia a dia da sua obra
Ter uma estrutura de segurança não se limita a evitar roubos nas obras da empresa.
Assegurar que nada aconteça nas imediações do empreendimento é um processo extremamente complexo, envolve diferentes riscos e afeta pessoas dentro da organização. Por isso, é fundamental ter um plano de segurança que preveja todas as possibilidades.
Muitas empresas veem o investimento em segurança apenas como um custo e não pensam que prevenir é melhor do que ter que lidar com prejuízos de última hora.
Quando falamos em segurança, é comum as pessoas pensarem em invasões seguidas de furto; mas esse é somente um dos muitos riscos que existem. Diversos sinistros podem ocorrer: roubo de cargas e materiais, sequestros, depredações, incêndios, alagamentos e acidentes diversos.
Por isso, cada empresa tem uma demanda que precisa ser atendida de forma personalizada, para garantir que o patrimônio seja integralmente protegido.
Esta é a função de um plano de segurança personalizado: entender quais são as necessidades da empresa e buscar meios para garantir a segurança da obra por meio de um monitoramento diferenciado.
Quais são os itens necessários em um plano de segurança?
Um plano de segurança é desenvolvido de forma personalizada, segundo as necessidades de cada obra.
Alguns itens são imprescindíveis, vejamos quais são eles:
Análise de Riscos
O contexto do cliente deve ser avaliado.
É necessário uma visita técnica para entender e avaliar o que a empresa produz e qual é o seu ramo de atividade.
Quando falamos em gestão de riscos, os cenários são muito diferenciados, mas há uma norma internacional de referência, a ISO 31000:2018, que estabelece princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos.
Conforme estabelecido na norma pertinente, é preciso adotar protocolos de segurança, bem como anotar os riscos que foram identificados, e posteriormente, determinar as soluções humanas e tecnológicas que poderão ser usadas.
Estrutura
A tecnologia é uma grande aliada quando falamos em segurança.
Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas nessa fase. Dentro do plano de segurança, é definido qual será a estrutura necessária para atender a demanda da organização, a qual pode contar com o uso de drones, câmeras e também com o nosso carrinho “Girafa” especializado e único no mercado.
Além disso, EPIs, EPCs, cães de guarda, alarmes, botão de pânico, poderão ser utilizados se houver necessidade.
Responsabilidades
Na ocorrência de um sinistro, muitas pessoas são envolvidas. Por isso, a ação precisa ser efetiva e rápida e, por isso, há a importância de estarem bem definidas quais são as responsabilidades de cada integrante da equipe.
Os profissionais da empresa de segurança devem ser bem capacitados. É preciso treinamento para atendimento do plano de segurança com entendimento e engajamento.
Comunicação
Nada disso que falamos até agora funciona se a comunicação não acontecer de uma forma eficiente.
A comunicação deve funcionar sem falhas e deve estar bem delimitado quem precisa ser acionado, quem fará isso e em qual momento.
Até porque, no plano de segurança, é preciso contar com policia, bombeiros, médicos e hospitais para dar suporte. Por isso, a boa comunicação é indispensável.
Por fim, um plano de segurança personalizado precisa ser avaliado e testado para descobrir se ele é realmente eficaz.
Equipe, recursos, tudo é testado para garantir a segurança da obra do cliente.
A SAM24H é uma solução inovadora quando se trata de segurança. Temos um sistema totalmente independente e móvel, que não precisa ser conectado à rede elétrica, funcionando com energia solar.
Nós temos o plano perfeito e personalizado para a sua empresa! Conheça nossos serviços!