fbpx

A tecnologia é a parceira ideal para atualizar os negócios e modernizar as práticas de uma empresa — isso quer dizer aumento na produtividade e segurança para os investimentos. E quando o assunto é a tecnologia na construção civil, não restam dúvidas dos significativos avanços obtidos.

Sem os equipamentos cada vez mais modernos e inovações tecnológicas que facilitaram os dispendiosos e demorados processos na rotina do complexo trabalho de construir, provavelmente estaríamos parados no tempo. E todos os benefícios trazidos pela moderna construção civil não seriam usufruídos.

Mas fato é que a tecnologia não para de se reinventar nunca e é preciso estar atento a essas mudanças. Acompanhe no post 4 inovações da tecnologia na construção civil para ficar de olho!

1. Sistemas de monitoramento remoto

Segurança e controle do encaminhamento da construção estão entre as principais preocupações de um gestor de obras. Desenvolvedores pensaram no quanto esse profissional gostaria de acompanhar de perto em 100% do tempo o canteiro de obras e criaram inteligentes sistemas de monitoramento remoto.

Por meio de aplicativos é possível controlar pequenos veículos equipados com câmeras inteligentes de alta definição e com pés niveladores totalmente adaptáveis a terrenos irregulares. Com isso, a verificação constante de todo o trabalho que está sendo realizado em campo fica garantida. É possível gravar por longos períodos de tempo e os dados são todos criptografados. A tecnologia é sustentável, pois funciona com energia solar e usufrui de toda a facilidade do Wi-Fi e do 4G como vias de acesso.

A inovação também é econômica pois exige apenas um pequeno investimento inicial e não é preciso gastar com obras para implantação do sistema. A resistência a diversas condições climáticas e a baixa manutenção também são atrativos. Definitivamente, uma novidade muito importante para a construção civil

2. Building Information Modeling (BIM)

Os que estão acostumados com o Computer Aided Design (CAD) ficarão de boca aberta com a incrível tecnologia BIM. Ao passo que o CAD utiliza formas geométricas para recriar e modelar espaços no computador, limitando-se a identificar as características básicas do desenho, o modelo BIM conta com muito mais funcionalidades.

Com ele, além da representação do projeto em três dimensões, cada elemento é acompanhado de diversas informações. Por exemplo: um determinado piso vem carregado de dados relacionados ao material, fabricante, relações espaciais, propriedades térmicas e o custo de implantação. Isso traz muito mais agilidade e praticidade na execução do projeto. E o que é melhor: ele funciona na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.

3. Uso de energias renováveis e sustentabilidade

É uma grande responsabilidade da tecnologia na construção civil pensar em alternativas mais amigas do meio ambiente. Com a população mundial crescendo — a previsão é que chegue a 9 bilhões de pessoas em 2050 — e os recursos naturais se tornando escassos, a aderência a práticas sustentáveis se torna urgente.

As lajes ajardinadas — as famosas “coberturas verdes” — trazem benefícios econômicos e ecológicos para as construções, além de conferir mais beleza para o projeto. A construção de casas e edifícios que usem energias limpas como a solar e a eólica pode dar cara nova ao projeto e, com isso, ganhar publicidade e visibilidade no mercado.

4. Impressão 3D

Diminuir custos e acelerar o tempo de conclusão de uma obra é o objetivo de qualquer gestor. Com a incrível tecnologia trazida pelas impressoras 3D, é possível automatizar processos e customizar grandes peças até então impossíveis de serem feitas em um curto espaço de tempo e sem gastos consideráveis.

A tecnologia tem um uso muito importante tanto na construção civil quanto em outras áreas do conhecimento que necessitam de constante inovação. Esteja sempre antenado em novas ideias e não deixe de ficar por dentro também do papel da tecnologia na segurança do trabalho!