fbpx

O número de roubos em obras de construção civil tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2016, 25% das indenizações pagas pelas seguradoras por ocorrências nos ramos de Máquinas e Equipamentos de Construção estavam relacionadas a roubos e furtos.

Além de causar prejuízos financeiros, as ações criminosas podem comprometer o andamento da obra e resultar em atrasos e impactos no cronograma de trabalho. Apesar dos riscos, muitos gestores ainda preocupam-se apenas com a obra em si e não dão a devida atenção à segurança necessária do canteiro de obra para evitar qualquer tipo de problema causado por roubos e furtos no local. 

Para evitar que sua obra entre para as estatísticas, trouxemos 5 dicas que ajudam a prevenir roubos em obras de construção civil. Confira!

Reforce a segurança do almoxarifado

Ao final do dia, é importante que todas as ferramentas e equipamentos de pequeno porte sejam guardados no almoxarifado. Para evitar qualquer tipo de esquecimento, você pode designar um responsável para acompanhar essa tarefa diariamente e evitar que qualquer objeto seja esquecido. 

O almoxarifado deve ser montado em um local protegido e com a máxima segurança possível. O ideal é montar em locais iluminados, de fácil visibilidade e longe de muros podem facilitar a ação de pessoas mal intencionadas.

Controle o fluxo de pessoas

Em alguns casos, os roubos em obras de construção civil ocorre à luz do dia e com a equipe de profissionais no local. Isso ocorre em situações onde não há um controle efetivo sobre quem entra e sai do local, o que acaba abrindo brechas para ações criminosas.

Como a construção de uma obra exige um número elevado de profissionais trabalhando simultaneamente no local monitorar o fluxo de pessoas pode ser uma atividade complicada. para facilitar essa missão, vale a pena investir em sistemas de acesso, como catracas eletrônicas com acesso através do crachá ou biometria. 

Garanta uma boa iluminação

A iluminação do local é um fator de extrema importância para evitar roubos em obras de construção civil. Quando o canteiro permanece mal iluminado durante a noite, acaba sendo um atrativo para ações criminosas, já que a pouca luz pode dificultar a identificação e até mesmo notar a presença dos meliantes.

Portanto, garanta que todos os pontos do canteiro tenham uma boa iluminação durante a noite, sem a presença de pontos cegos. Com isso, é possível inibir a ação de criminosos e facilitar a visão do vigia noturno, caso você opte pela contratação do profissional. 

Cuidado com veículos de grande porte

Os veículos de grande porte, como retroescavadeiras, pás-carregadeiras e outros são mais difíceis de serem roubados, mas caso isso aconteça, o prejuízo financeiro é considerável e ainda corre-se o risco de haver atrasos na obra.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é retirar as baterias quando a obra estiver em recesso, além de travas elétricas, bloqueadores de pneus e travas para tampas de combustível.

Invista em sistemas de monitoramento

As dicas acima são eficientes para prevenir roubos em obras de construção civil, mas para garantir a máxima eficácia e proteção vale a pena investir em um sistema de monitoramento. Hoje, já existem no mercado diversos equipamentos que permitem uma gestão completa da segurança no local.

Os sistemas mais modernos também permitem monitorar os locais de difícil acesso, além de disponibilizar as informações atualizadas do canteiro de obras e permitir que você tenha acesso remoto às imagens do local por meio de um smartphone ou outro dispositivo eletrônico. 

Quer saber como podemos ajudar a otimizar a segurança e garantir a máxima proteção do seu canteiro de obras? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções autônomas de monitoramento!