fbpx

O sucesso de obras de construção civil não está relacionado somente com a experiência e profissionalismo do engenheiro e da equipe responsável pelo empreendimento. Apesar disso, muitos gestores acabam se atentando apenas para a parte técnica do projeto e se esquecem de que um sistema de monitoramento e segurança também é essencial para garantir o correto andamento da obra. 

Com a incidência de roubos em obras, apostar em equipamentos de monitoramento e segurança podem evitar grandes prejuízos financeiros, além de ajudar o gestor a gerir o empreendimento com agilidade e assertividade. Contudo, você deve ter em mente que para alcançar esses objetivos é importante que o sistema realmente seja eficiente e possa sanar as principais necessidades de diferentes tipos de obras. 

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais benefícios que comprovam a eficácia de sistemas de monitoramento e segurança para obras de construção civil. Acompanhe!

Economia de tempo

O sistema que você utiliza proporciona economia de tempo? Com tantas tarefas e serviços a serem executados em uma obra, perder tempo monitorando a segurança do local pode comprometer o andamento e até mesmo prejudicar o fluxo de trabalho. Os sistemas mais modernos permitem que você acompanhe o canteiro de obra de maneira remota com apenas alguns cliques em seu dispositivo eletrônico, evitando a necessidade de estar presente no local e garantindo muito mais economia de tempo durante sua rotina.

Acompanhamento da obra

Realizar o acompanhamento da obra por meio de planilhas e outros processos manuais gera desperdício de tempo e ainda corre-se o risco de haver falhas humanas. Com um sistema eficiente, é possível acompanhar e mensurar o avanço das atividades e cronograma com total precisão e agilidade. Dessa forma, o gestor pode acompanhar a obra em tempo real e otimizar atividades que estejam atrasadas ou precisando de uma atenção especial, por exemplo.

Proteção patrimonial

Sistemas realmente eficientes garantem uma alta taxa de segurança ao canteiro de obra e otimizam a proteção patrimonial do empreendimento. Para isso, é preciso que o sistema de monitoramento consiga atingir até mesmo as áreas de difícil acesso, além de contar com uma equipe que acompanhe as câmeras 24h por dia. Assim, fica muito mais fácil evitar roubos e identificar os indivíduos, caso alguma ação criminosa aconteça no local.  

Aumento da produtividade

O sistema que você utiliza reflete em aumento de produtividade? Com a gestão 24 horas proporcionada por equipamentos de alta qualidade, é possível otimizar diversos processos e garantir um controle efetivo sobre toda a obra. Consequentemente, nota-se um ganho na produtividade que permite ao gestor cumprir o prazo de entrega e realizar a obra com toda a segurança e qualidade necessárias.

Acesso remoto

Como citamos no primeiro tópico, sistemas de monitoramento eficientes permitem que o gestor acompanhe a obra através da tela do celular. Isso reflete-se, sobretudo, em redução de custos e economia de tempo na rotina da obra. Caso o gestor não consiga estar no local da obra em um determinado momento, o sistema permite que ele acompanhe os processos de onde estiver e na hora que desejar, sendo necessário apenas estar conectado à internet. Além disso, é possível ter acesso rápido e prático às imagens solicitadas, solucionando um determinado problema com muito mais agilidade.

Quer garantir todos esses benefícios para sua obra? A SAM oferece sistemas de monitoramento autônomos com total eficácia e qualidade para monitorar diferentes tipos de obras. Conheça nossas soluções e saiba como podemos te ajudar!