fbpx

A gestão do canteiro de obras ainda é um grande desafio para muitos gestores que atuam no setor de construção civil. Por englobar diversas atividades realizadas de maneira simultânea por diferentes profissionais, essa tarefa acaba exigindo práticas e estratégias eficientes para garantir qualidade, cumprimento do cronograma e entrega final do empreendimento.

Devido a complexidade envolvida na gestão do canteiro de obras, muitos gestores acabam por cometer erros gerenciais que podem comprometer o sucesso do projeto em diferentes etapas. E como tudo se inicia a partir do canteiro de obras, é necessário adotar medidas que contribuem para otimizar a gestão desde as primeiras etapas, afinal uma gestão de qualidade é essencial para o sucesso da obra como um todo. 

Neste artigo, vamos apresentar 5 maneiras de otimizar a gestão do canteiro de obras que vão proporcionar maior produtividade, segurança e economia de tempo e recursos para seu projeto. Acompanhe!

Planeje o layout do canteiro de obras

Antes mesmo de iniciar a obra, o ideal é planejar o layout do canteiro de forma estratégica para que você possa contar com uma logística eficiente durante todas as etapas do projeto. Basicamente, o layout trata-se da disposição de pessoas, equipamentos e insumos no canteiro de obras e, por isso, é preciso ser muito bem planejado e executado.

Durante o planejamento do layout, é importante elaborar um fluxo de trabalho pensando em reduzir ao mínimo os movimentos dos profissionais a fim de que eles gastem o mínimo de tempo possível entre um deslocamento e outro. Um layout bem elaborado deve garantir também que os equipamentos estejam localizados estrategicamente e de maneira segura, integrando os elemento da obra e facilitando as condições de trabalho.

Mantenha o canteiro sempre limpo e organizado

Pode parecer que não, mas manter o canteiro limpo e organizado contribui para otimizar a produtividade e o andamento da obra, além de evitar desperdícios. Portanto, ao realizar a gestão do canteiro de obras, procure criar uma rotina de limpeza e conscientizar todos os colaboradores sobre a importância de manter o canteiro sempre limpo.

Os corredores de passagem, por exemplo, devem estar sempre limpos e livres para que os profissionais possam circular e transportar materiais com agilidade. Além disso, a limpeza adequada ajuda no melhor aproveitamento de recursos, já que muitos materiais que iriam para o lixo podem ser reaproveitados com mais facilidade.  

Faça um inventário de estoque

A falta de uma gestão eficiente de estoque pode resultar em atrasos na entrega e faltas de materiais que podem resultar em atrasos e comprometer o correto andamento da obra. Uma boa forma de evitar que isso aconteça é adotar o sistema de inventário rotativo, um modelo de que implementa uma contagem diária randômica dos insumos e permite ao gestor acompanhar todo o giro de material.

O acompanhamento digital do estoque é capaz de oferecer informações relevantes para a construtora, como os materiais que são mais utilizados ou em quais setores há mais perdas, por exemplo. Esses dados podem gerar inteligência competitiva e definir mudanças e aperfeiçoamentos nos futuros processos da empresa.

Facilite a comunicação 

Para garantir a máxima produtividade e agilidade nas etapas de construção, é importante que haja uma comunicação ágil e eficiente entre os profissionais, gestores, construtora e demais membros envolvidos no projeto da obra. A troca de informações facilitada permite a realização das tarefas de forma sincronizada, organizada e assertiva.

Para isso, o ideal é usar softwares próprios para o setor de construção civil que possibilitam acesso mútuo dos membros cadastrados e permitem a troca de informações em tempo real, compartilhamento de dados e documentos, painéis de interação, etc. Tudo isso contribui para uma comunicação eficiente e ajuda a evitar atrasos decorrentes da falta de comunicação entre os profissionais.

Aposte nas vantagens do uso de smartphones

A tecnologia tem demonstrado ser uma grande aliada da construção civil e deve ser utilizada como forma de otimizar a gestão do canteiro de obras. O monitoramento remoto através de smartphones, por exemplo, é uma tendência crescente que traz uma série de vantagens aos gestores.

Como nem sempre o gestor pode estar presente no canteiro de obras, o acesso às imagens do local possibilita muito mais comodidade, economia de tempo, redução de custos e, consequentemente, aumento de produtividade. Além disso, por meio da geração de imagens e arquivos de vídeo é possível acompanhar e mensurar o avanço das atividades e cronograma de acordo com o proposto.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e conferir outros artigos que podem ser úteis para você. Boa leitura!